Academia cheia em pleno sábado de manhã. Sabiamente, fomos divididas em duas turmas - uma intermediária (presumindo que todas nós já temos alguma experiência em dança de salão) e a outra avançada - gente que já tem mais prática, ou que esteve no workshop no ano passado. Pelos relatos que ouvi da outra turma, muitas aulas foram similares - mesmo tema, mesma proposta, mas as aulas mais práticas tinham exercícios diferentes.
Essa aí é a Mariana Baltar, falando sobre musicalidade e ritmo, explicando melhor a noção de tempo, compassos e a como ouvir a batida, os instrumentos, e daí entender onde a contagem da dança começa.
Como exercício, nos dividimos em grupos: num primeiro momento, testamos nossa capacidade de manter o ritmo mesmo quando quem está do nosso lado entra num tempo diferente. Depois, em grupo, fizemos umas coreografias curtinhas, aproveitando a noção de compasso e '8 tempos'. Divertido!
Enquanto isso, na outra sala, a Soraya fazia a gente entender mais sobre o funcionamento do corpo: relaxamento, músculos fundamentais (alô, períneo!), equilíbrio, e a prestar atenção em vícios de postura.
Relaxante, divertida, descontraída e, principalmente, útil - porque não se trata de exercícios apenas para a dança: são coisas pra se lembrar no dia-a-dia também (mas, aplicando na dança, meninas, como melhora!!).
São da Ana Paula Pereira, essa que-ri-da que foi responsável por enriquecer a turma com Adornos para Samba de Gafieira!
Trabalhar os fundamentos de tempo, espaço e movimento é essencial. Muitas vezes a gente já começa a aprender dança com a dinâmica do passo (o famoso 'abre - junta - pisa', também conhecido como 'tique-tique-tum', por exemplo) e perde noções importantes, como achar um 'ponto morto', de onde é possível partir para qualquer movimento que o cavalheiro te induzir. A aula de Fundamentos de Dança de Salão ficou a cargo de Adriana Aguiar:
Abaixo, Adriana observa a turma naquele exercício excelente - o de fechar os olhos e tentar entender o que estão tentando fazer com a gente:
Não tou falando de curtir o namorado de olhinho fechado, dançando. Tou falando de fechar os olhos para aguçar a percepção tátil mesmo. Já fez isso no meio da pista? Eu já, é curioso. :)
Ainda no primeiro dia, tivemos Adornos para Bolero, Fox-blues e Tango, com a Kelly Reis.
O humor impagável de Kelly foi um ótimo contraponto à (aparente) seriedade das modalidades que trabalhamos - sim, é possível fazer um 'S' elegantérrimo e se divertir, ao mesmo tempo!
Amanhã tem mais fotos!
Lembrando que o time de BH é um pouco diferente: ficam no Rio a Kelly, a Adrianne, a Ana Paula, o Édio e a Bianca, e vão Adriana Aguiar, Mauro Lima, Sheila Aquino, Soraya Jorge, Mariana Baltar. Entra o reforço da Rachel Buscácio na aula de Comportamento e Sensualidade (que aqui, com o Édio, foi de Comportamento e Improvisação) - e eu acho que, seja em BH, seja numa próxima edição do workshop, vocês não podem perder.
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